Viva os Anos 70

Novidades

Modas & Estilo de Vida # 01 - Black Power: deixou lembranças e esta de volta

Black Power: deixou lembranças e esta de volta
Algumas modas entram e logo saem e ninguém se lembra. Agora uma moda que deixou lembranças e fez sucesso, foi à moda “Black Power” que teve seu auge na década de 70. No que consistia? Era uma moda de cabelo onde se deixava mais livre. Na verdade era um movimento africano, mas em relação à moda, seu estilo era ter aquele clássico cabelo afro, rastafári ou cachos.



Jackson Five com Black Power
Jackson Five com Black Power
Calças longas, brincos, Black Power, moda hippie, realmente os anos 70 foram de fato anos que promoveram diversos estilos. O movimento Black Power foi uma forma de os negros aceitarem seus cabelos da forma que era e não demorou muito tempo para este estilo virar febre, entre os desconhecidos e claro, os artistas.

Muitas personalidades também se valeram desta moda como Toni Tornado, Tim Maia, Michael Jackson entre outros. A moda começou a se fazer presente não apenas nos cabelos dos homens como no das mulheres. E mesmo que tenha se iniciado no movimento negro, famosos como Jô Soares, Marcos Paulo, Roberto Carlos também usavam.

Como surgiu o Black Power? 


Angela Davis
Angela Davis
O movimento se iniciou já na década de 20. Diz-se que Marcus Garvey, considerado um precursor do ativismo negro na Jamaica, que promovia encontro dos negros com suas raízes africanas iniciou este movimento. O espaço de discussão foi aumentando e a ativista dos direitos civis dos negros nos anos 60  foi Angela Davis.

Ela buscava não apenas a afirmação da cultura, como também uma busca de estilo mais livre, e que demonstrava não apenas a personalidade como também um visual cheio de atitude. 





No que consistia essa moda?


Tim Maia com Black Power
Tim Maia com Black Power
Ela fugia e ainda foge dos padrões de cabelo liso. Hoje esta voltando cada vez mais, e muitas mulheres estão assumindo os cachos em vez de se entregar ao liso. Tanto que recentemente os jogadores de futebol também andaram aderindo à moda do cabelo Black Power.

Willian, Fred, David Luiz são alguns deles. No Brasil quem foi o precursor, Toni Tornado e logo mais Tim Maia que trouxeram esta moda dos Estados Unidos enquanto moravam lá. Assim a moda do cabelo Black Power é deixar o cabelo sem um corte específico, se tornando uma moda que até hoje é relembrada e de fato ainda se pode ver cortes de cabelo assim.

É possível ver atualmente outros artistas como a atriz Taís Araujo, Sheron Menezes, Negra Li, que também adotaram a moda.


Movimento Black Power




Um comentário:

  1. Acho demais, até hoje, a moda da década de 1970. Eu era criança, já amava Rock, e usava calças boca de sino, sapatos plataforma, e cabelos compridos, que eram lisos naqueles tempos. Meu pai careta, simpatizante da ditadura, me obrigava a cortar, e eu adorava deixar crescer. Na adolescência, meu cabelo ficou crespo, mas eram os anos 1980, e outros tempos surgiram, até chegar a moda pavorosa nos anos 1990, na tendência dos "manos", com aquelas calças largas exibindo cuecas. Felizmente, isso passou. Parabéns pelo blog que traz de volta tempos que, para mim, foram maravilhosos. Tudo era mais simples, mas as crianças podiam brincar na rua, e eu curtia ouvir as músicas jovens das paradas, num simples rádio de pilha da Semp. As crianças dos tempos atuais já nascem conectadas na tecnologia e não brincam mais como antigamente.

    ResponderExcluir